Tuning com filtro de ar esportivo

Filtros de Ar Esportivos

A troca do filtro de ar é geralmente uma das primeiras modificações feitas no tuning de um carro. Aqui você vai descobrir como essa mudança funciona, por que usamos filtros de ar esportivos no tuning, modelos disponíveis, vantagens e outras informações importantes.

O que é um filtro de ar (esportivo) e como ele funciona?

O filtro de ar faz parte do sistema de admissão e garante que o ar chegue limpo à câmara de combustão. Na melhor das hipóteses, ele filtra tudo o que não deve entrar no motor: desde sujeira grossa até partículas finas de poeira. Quanto mais oxigênio seu motor recebe, mais combustível ele pode queimar e, consequentemente, mais potência pode gerar. O ar de admissão sujo pode reduzir o desempenho, pois as partículas de sujeira no sistema de admissão podem causar desgaste mecânico em peças específicas do motor. O ar sujo age como uma lixa dentro do motor. Quando o filtro de ar funciona de maneira ideal, ele também protege o turbocompressor e outros componentes, como o sensor de fluxo de massa de ar, de impurezas indesejadas em motores turboalimentados.

O filtro de ar esportivo, não só é projetado para filtrar mais ar, aumentando o desempenho, como também atrai os fãs de tuning pelo som esportivo que proporciona, já que os ruídos de admissão diferem significativamente dos originais.

 

 

Quais tipos de filtros de ar estão disponíveis e do que são feitos?

Os filtros de ar padrão têm uma construção simples e geralmente são feitos de papel poroso em formato de leque, colocado entre duas coberturas de plástico. Se você deseja substituir o filtro original, pode trocá-lo por um filtro de ar de algodão. Esses filtros podem ser inseridos na caixa de filtro existente, são fáceis de limpar e podem ser reutilizados. 

Além dos filtros de substituição convencionais, também existem os chamados filtros de ar esportivos cônicos (ou intakes, quando acompanhado da tubulação da admissão). Esses filtros têm formato cônico ou cilíndrico e são usados diretamente no sistema de admissão, sem uma caixa de filtro. Devido à sua construção, eles são muito mais barulhentos do que os modelos Inbox.

O tuning com filtro de ar faz sentido?

A troca por um filtro de ar esportivo é uma das primeiras medidas que tomamos ao realizar tuning. Isso permite que o motor "respire" melhor. E quanto melhor ele respirar, melhor será seu funcionamento, devido ao maior fluxo de ar, como mencionado anteriormente. No entanto, como o ar não vem exclusivamente do ambiente fresco, mas também do ar quente do compartimento do motor, o conteúdo de oxigênio pode cair. O ar quente tem um volume maior e menos oxigênio do que o ar frio. Assim, à medida que o conteúdo de oxigênio diminui, a potência também cai.

Por isso, o tuning com filtro de ar faz mais sentido quando faz parte de um projeto maior, onde você também trabalha em outros componentes do sistema de admissão. É importante prestar atenção especial ao resfriamento ideal.

 

 

Vantagens e desvantagens de um filtro de ar esportivo em resumo

Som: Se você gosta de um som mais esportivo, o filtro de ar esportivo cônico é ideal. Ele produz um som rouco e encorpado. Ao mesmo tempo, o som pode ser uma desvantagem, pois você pode não passar na homologação, já que a aprovação depende da avaliação individual do inspetor.

Consumo de combustível: Essa é mais uma desvantagem, pois o consumo de combustível pode aumentar ligeiramente com o uso de um filtro esportivo. Isso acontece porque o motor precisa manter uma certa proporção entre oxigênio e combustível. Com mais oxigênio, também é necessário mais combustível. No entanto, o aumento é tão pequeno que dificilmente será notado. Além disso, é provável que o aumento de desempenho seja sua prioridade.

Desempenho: O aumento de desempenho com filtros de ar esportivos pode ter dois lados. Embora o desempenho possa melhorar com o aumento do fluxo de ar, os filtros cônicos abertos também captam ar quente do compartimento do motor e das áreas ao redor, quando instalado sem defletor de calor. O ar quente contém menos oxigênio, o que pode, na verdade, reduzir o desempenho. Para obter um ganho de desempenho com o filtro de ar esportivo, é necessário ajustar todo o sistema de admissão e garantir um resfriamento adequado do ar. Se isso for feito corretamente, você também se beneficiará de uma melhor resposta do acelerador.

Troca do filtro de ar

Se o filtro de ar estiver entupido ou extremamente sujo, você perceberá isso geralmente por uma queda no desempenho e aumento no consumo de combustível; em raros casos, pode até ter dificuldades para dar partida no carro. Nesses casos, é necessário trocar o filtro de ar padrão. Se você quiser substituir por um filtro de ar esportivo, não precisa esperar pela queda de desempenho, pode ir direto ao tuning. Assim, você instala um novo filtro, do modelo Inbox:

  • - Não é necessário muito conhecimento ou ferramentas para trocar o filtro, basta saber a localização da caixa do filtro de ar.
  • - Abra a tampa, soltando os clipes correspondentes e desapertando os parafusos.
  • - Substitua o filtro antigo pelo novo e parafuse novamente a tampa.

Se você quiser usar um filtro cônico, será necessário remover a caixa do filtro completamente e montar o filtro cônico diretamente na mangueira de admissão. Para isso, pode ser necessário um pouco mais de conhecimento ou assistência.

Precisa de mais informações sobre os filtros?

Se tiver dúvidas sobre os filtros, entre em contato conosco via WhatsApp. Também recomendamos que consulte a seção de Perguntas Frequentes (FAQs) para obter mais detalhes.

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