
Lubrificantes: marcas, kits de serviço e como escolher?
Postado por: Nuno Lopes -
No caso do óleo do motor, seu veículo provavelmente tem mais de cinco variações de um kit de troca de óleo e ainda mais opções de óleo sem as peças de suporte apropriadas. Nesse ponto, escolher o que você gostaria depende de você, mas pode sempre entrar em contato com a nossa equipa comercial que o direcionamos através do WhatsApp (11) 94569-5898.
Petróleo é Petróleo... Certo?
A resposta para isso é enfaticamente não. O óleo do motor é uma mistura complexa de lubrificantes, minerais e aditivos que adaptam cada mistura a uma variedade de características, portanto, nunca assuma que uma com uma classificação de viscosidade semelhante é idêntica. Os motores domésticos, europeus e asiáticos são todos construídos com diferentes processos de engenharia, ideias e materiais, portanto, o que eles exigem de um lubrificante varia. É por isso que você encontrará jarros marcados para uma região ou outra em sua loja de autopeças local. No entanto, antes de entrar em detalhes, você deve saber se é sintético ou mineral.
O óleo mineral é suco de dinossauro puramente refinado, recém-saído do solo. Foi o padrão por muitos anos, mas sua natureza natural significa que ele se decompõe com o uso, eventualmente criando uma lama que obstruirá as passagens de óleo e obstruirá outras áreas. Quando isso acontece, a capacidade do óleo de proteger os componentes internos do motor do contato metal-metal é significativamente reduzida, essencialmente eliminando sua eficácia. Por essas razões, o óleo mineral tem um intervalo de substituição típico de 3000 a 5000km, e caso não fizer este km anualmente a troca é sempre anual.
Por outro lado, o óleo sintético é uma mistura artificial nascida de um laboratório. Após décadas de experimentação, o sintético tornou-se a escolha de fato para óleos de motor e engrenagem, e por boas razões. As fórmulas cuidadosamente escolhidas são muito mais resistentes em nível molecular do que as do óleo convencional. Graças às propriedades lubrificantes projetadas e muito aprimoradas, os intervalos de troca de óleo sintético podem facilmente atingir a marca de 5000 a 10000 km, isto no mercado Brasileiro, sem redução na proteção do motor.
Então, o que isso significa para você?
Bem, se você está procurando seu óleo aqui na NPL Performance Parts, não precisa se preocupar muito com isso, pois cada uma das marcas no site é feita sob medida para carros europeus e provavelmente fabricada por uma empresa europeia. Modelos vintage com portas de lubrificação maiores e motores menos estressados têm algumas fórmulas convencionais dedicadas a veículos mais antigos, e todas as coisas modernas são combinadas com o melhor dos sintéticos de hoje. Tudo o que for sugerido levará você a 98% lá; você só precisa escolher os detalhes.
Quem é quem? Olhando para os fornecedores de Lubrificante da NPL Performance Parts
LIQUI MOLY (LM)
Os produtos petrolíferos e aditivos da LIQUI MOLY são a espinha dorsal da seleção de óleos na NPL Performance. Vindos da Alemanha, os especialistas em óleo desenvolvem aditivos e óleo de motor há quase setenta anos, e um de seus primeiros produtos, o aditivo MoS2, ainda está em produção hoje. Todos esses anos passados refinando seus óleos de motor juntamente com o cenário automotivo europeu em evolução os posicionaram como uma das melhores opções para o seu veículo europeu, e sua ampla oferta garante algumas opções disponíveis, não importa o que você dirija.
No entanto, muitas opções podem ser uma escolha esmagadora (daí este artigo), por isso, aqui estão algumas informações sobre o punhado de formulações que pode encontrar na LIQUI MOLY num kit de troca de óleo na NPL Performance.

Leichtlauf High Tech
Este é o melhor óleo da Liqui Moly para um carro europeu, seja para passageiros ou para o desempenho. Ele vem no icônico frasco azul e é formulado de acordo com as mais recentes especificações de óleo do fabricante europeu, excedendo-as em muitos casos.
Molygen Nova Geração
Nome desajeitado à parte, a mais nova formulação do Molygen da LM oferece proteção exclusiva e um recurso especial. Ele usa a mesma base sintética que outros óleos LM, mas recebe a tecnologia MFC (Molecular Friction Control) - essencialmente um pacote especial de aditivos - que evita a formação de depósitos e, ao mesmo tempo, reduz as perdas por atrito. É também uma cor verde fluorescente que reage à luz UV, permitindo que você rastreie qualquer vazamento de óleo com a luz adequada.

Top-Tec
A marca Top-Tec não é um tipo de óleo, mas uma família de formulações, cada uma adaptada a um padrão ligeiramente diferente. Os fabricantes europeus oferecem todos os tipos de motores com requisitos variados, portanto, há um punhado de misturas, cada uma com aditivos e propriedades um pouco diferentes para explicar isso. A proteção é semelhante à do Leichtlauf.
Synthoil Race Tec GT1
Embora muitos óleos LM sejam provavelmente bons para o seu veículo europeu, os engenheiros projetaram o Synthoil Race Tec GT1 para os motores de alta rotação e normalmente aspirados encontrados em modelos de desempenho mais antigos, como o E46 M3 e o E39 M5. Sua maior estabilidade térmica protege contra as condições extremas experimentadas acima de 7000 rpm. No entanto, é otimizado para quem não tem turbocompressores, portanto, qualquer pessoa com impulso deve procurar um óleo diferente.
Motul
As contribuições francesas para o legado do automóvel são de longo alcance. Embora mais conhecida por seus carros peculiares e pela corrida de 24 horas de Le Mans, a empresa francesa Motul foi a primeira a oferecer um óleo de motor totalmente sintético à base de éster para uso automotivo. Sua produção de óleo começou cerca de quarenta anos antes de sua mistura sintética de 300V estrear em 1971, e só evoluiu e se expandiu desde então. Hoje, eles representam um lugar altamente respeitado na comunidade automotiva, fornecendo lubrificação para carros de corrida de alta especificação em todo o mundo.
A Motul oferece uma variedade estonteante de óleos de motor convencionais e sintéticos com vários focos. Eles variam desde os fluidos mais finos para motores modernos que buscam a máxima economia de combustível até óleos à base de minerais com espessura de mel e zinco para veículos antigos e clássicos. Muita engenharia é usada em cada gota de óleo Motul, portanto, não importa qual você escolha, você terá óleo de motor de qualidade fluindo pelo motor.
8100
Algo sob a bandeira 8100 é uma ótima opção para motores de rua. A Motul tem várias formulações sob o nome 8100, com X-cess gen2, X-clean+ e X-power, todos se encaixando um pouco melhor em uma marca ou outra. Você não terá que se preocupar com o que é melhor para você, pois os kits selecionados para o seu veículo terão o que é melhor.
300V
Já se passaram várias décadas desde que a fórmula original de 300V entrou nos boxes em toda a Europa, e a Motul evoluiu continuamente o óleo para suas melhores e atuais versões. Como os motores exigiram óleo mais fino, a Motul continuou a adaptar seu óleo de corrida mais protetor para atender às necessidades em constante mudança. Agora, a linha 300V cobre três misturas distintas: Power, Competition e Le Mans. Cada um é baseado na tecnologia Ester Core da Motul e é oferecido em mais de dez viscosidades, com Power como o peso mais leve e Le Mans como o mais pesado. Despeje-os em sua máquina de pista e aproveite os benefícios do óleo moderno destinado às condições mais severas do automobilismo.
Específico
Se você deseja um óleo de motor projetado com o único propósito de atender às especificações exatas do fabricante, é isso. A Motul cria cada versão de acordo com os requisitos de um fabricante, concentrando-se apenas neles. Como tal, o óleo feito para a BMW não é o mesmo da Porsche, e nem é o mesmo da Volvo.
Motul Clássico
Todos deveriam experimentar as alegrias do automobilismo clássico. A experiência de dirigir é significativamente diferente com menor peso, potência e aderência, assim como a engenharia mecânica interna. Os motores mais antigos têm folgas maiores e metalurgias diferentes, então a Motul criou uma linha de óleos para garantir que esses requisitos mais antigos ainda sejam atendidos e superados. Todos são ricos em zinco (ZDDP) e molibdênio para proteção extra em motores com árvores de cames de tucho plano e elevadores sólidos. No entanto, as misturas dos anos oitenta e noventa são mais leves e semi-sintéticas, garantindo que seus diferentes requisitos dos motores dos anos 70 e anteriores sejam contabilizados.
Red Line
Enquanto a maioria das empresas produtoras de petróleo foi criada para atender ao maior número possível de motores e motores, a Redline não foi. Chegando ao mercado em 1979, a Red Line foi formada para desenvolver a próxima geração de óleos para a indústria de corridas. Nos 46 anos desde então, a Red Line tornou-se sinônimo de fluidos e corridas de alto desempenho, com seu patrocínio visto em todos os níveis mais altos do automobilismo. Embora isso possa parecer que não se traduz no seu carro de estrada, a Red Line tem muitos produtos, com alguns projetados para uso na estrada.
Óleos Red Line provavelmente valem a pena dar uma olhada se você estiver operando um motor de alta tensão ou alta potência.

A NPL Performance tem apenas sua linha de alto desempenho em kits de troca de óleo, quase todos direcionados à BMW e Grupo VW. O 10w60 da Red Line é feito especialmente para carros M, tornando-o uma escolha popular para os proprietários do E46 M3. No entanto, há muitos outros para escolher se você estiver procurando por um peso europeu mais tradicional.
Perguntas frequentes sobre óleo
Posso misturar óleo sintético e convencional?
Sim! Misturar óleos convencionais e sintéticos não é um problema. Se estiver em apuros, o enchimento com o peso adequado de uma composição diferente o levará aonde você precisa ir para uma troca ou reparo de óleo. No entanto, misturar os dois dilui as propriedades de desgaste e proteção mais resistentes do sintético. A mistura de óleo não durará tanto tempo antes de precisar ser substituída também. Faça isso por um curto período em uma pitada, mas é melhor evitá-lo quando puder.
Onde devo descartar o óleo usado?
Isso depende de quem você comprou seu óleo. Se estiver em qualquer lugar além da NPL Performance Parts, basta engarrafar o óleo antigo e deixá-lo em qualquer rede de autopeças local ou loja independente. Ambos têm os meios para descartá-lo adequadamente, e você pode até ajudar uma loja no inverno, pois muitos usam aquecedores de óleo usado, que queimam o óleo de motor usado.
Quanto tempo dura o óleo sintético?
O óleo de motor sintético moderno é tão resistente como sempre foi. Navegue pela parede de óleo em sua rede de autopeças local e você verá todos os tipos de formulações, incluindo aquelas que reivindicam um intervalo de manutenção de 10.000 km. Embora isso seja tecnicamente verdade, não é recomendável manter esse intervalo.
O intervalo de troca de óleo de 10.000 km tornou-se popular entre os fabricantes à medida que o impacto ambiental cada vez maior é considerado. Um intervalo mais longo significa que menos óleo é usado e despejado, mas os engenheiros não prepararam adequadamente os motores para isso. Muitos proprietários e lojas descobriram que ocorrerá acúmulo de lama e as propriedades de desgaste serão reduzidas, levando a um desgaste rápido dos componentes internos do motor. Reduzir o intervalo de troca de óleo sintético para metade desse valor oferece a melhor chance de uma longa vida útil do motor sem problemas significativos.
Considerando o referido acima a troca de óleo indicada será a cada 5000 km ou anual, porque carro parado também se danifica o lubrificante.
Se você tem dúvidas sobre qual óleo escolher para o seu projeto, fale com a gente da NPL Performance Parts que vamos ajudar você a extrair o melhor do seu motor!
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