Intercooler
Intercooler na preparação de veículos
O intercooler é uma ferramenta popular na preparação de veículos, permitindo extrair mais potência do seu motor turboalimentado.
Ele garante que o ar de admissão esteja sempre fresco e frio, aumentando assim a eficiência do motor. Atualmente, a grande maioria dos motores turboalimentados possuem um intercooler. No entanto, para preparações profissionais e uso em pista, é essencial contar com intercoolers que suportem e sustentem desempenhos extremos. Neste artigo, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre intercoolers na preparação de veículos.
O que é um intercooler e onde ele está localizado?
O intercooler é um trocador de calor. Ele está situado entre o turbocompressor e o motor, mais precisamente no coletor de admissão, entre o compressor e a válvula de admissão do motor. Sua função é resfriar o ar comprimido pelo turbocompressor para aumentar a eficiência e a durabilidade do motor, resultando em um aumento de desempenho.
O que exatamente faz o intercooler e para que você precisa dele?
Por que o ar de admissão precisa ser resfriado
Seu turbocompressor comprime o ar de admissão para o motor e, com isso, direciona mais ar para o compartimento do motor. Quanto mais oxigênio ele recebe, mais combustível pode queimar e maior será o desempenho. No entanto, essa compressão do ar de admissão tem uma desvantagem considerável: o ar comprimido aquece rapidamente, podendo chegar a 200 °C. O ar frio contém mais oxigênio do que o mesmo volume de ar quente, então o aumento de temperatura reduz o conteúdo de oxigênio. Como resultado, não há oxigênio suficiente entrando no motor, o que impede a queima de uma quantidade adequada de combustível.
As consequências do ar de admissão excessivamente quente
Se o ar de admissão estiver muito quente, isso não apenas prejudica dramaticamente o desempenho. A carga térmica sobre os pistões, válvulas e cabeçote também aumenta, fazendo o motor começar a bater. Isso pode até causar danos críticos ao motor. O intercooler evita que isso aconteça, resfriando o ar de admissão e permitindo que mais oxigênio entre no motor.
Dois tipos de resfriamento do ar de admissão – intercoolers refrigerados a água e a ar
Intercoolers refrigerados a ar
Os intercoolers refrigerados a ar geralmente são compostos por redes de resfriamento de alumínio com numerosos pequenos dutos e aletas. Dessa forma, o ar de admissão entra em contato com uma grande superfície de resfriamento. Ao mesmo tempo, através dos muitos dutos, ocorre uma perda de pressão que poderia reduzir o desempenho. Intercoolers voltados para tuning são fabricados de forma otimizada para o fluxo, visando resfriar o máximo de ar possível sem perda de pressão e entregá-lo ao motor. O ar frio não apenas tem a vantagem de conter mais oxigênio, como também possui um volume significativamente menor, permitindo que mais combustível seja injetado. O efeito positivo no desempenho do motor é tão grande que a perda de pressão torna-se comparativamente insignificante.
Intercoolers refrigerados a água
Às vezes, não é possível instalar intercoolers refrigerados a ar. Esse é o caso, por exemplo, de motores traseiros. Nesses casos, o mais recomendado é utilizar intercoolers refrigerados a água, também conhecidos por Watercoolers. Embora sejam projetados para uso em compartimentos de motor altamente compactos, eles são compostos por três partes individuais:
- 1. Radiador de água para o ar de admissão (a água é resfriada aqui apenas para o intercooler; sistema de circuito de resfriamento separado);
- 2. Bomba de circulação;
- 3. Intercooler refrigerado a água.
Na parte frontal, é instalado um radiador de água que resfria exclusivamente o ar de admissão para o intercooler. Esse radiador conecta-se a uma bomba de água que está ligada ao intercooler compacto refrigerado a água. Assim como no outro sistema, o radiador fica entre o turbocompressor e o motor. O fluxo de ar resfria a água no radiador, e a bomba transporta essa água fria através das aletas do intercooler refrigerado a água, onde o ar é resfriado. Com esse sistema, os trajetos do ar de admissão são extremamente curtos, o que reduz o "turbo lag" (atraso na resposta do turbo) e melhora significativamente a resposta do motor. Em comparação ao sistema ar-ar, obtém-se um resfriamento maior – cerca de 30 °C – e aproximadamente dez por cento a mais de potência com a mesma pressão de carga.
Como usar o intercooler em tuning?
Os fabricantes de automóveis projetam seus veículos para serem dirigidos em praticamente qualquer clima, seja em áreas cobertas de neve ou em desertos quentes. Os intercoolers originais são desenvolvidos para serem o mais compactos e econômicos possível. Eles conseguem resfriar o ar em cerca de dez a vinte graus além da temperatura ambiente. Pequenas medidas de tuning, como o chip-tuning, costumam ser suficientes se você dirige apenas em climas moderados e não fez grandes alterações na parte física do carro.
No entanto, se você pretende aumentar significativamente o desempenho e optar por tuning mais complexo, será necessário um intercooler maior. Ele precisa se adaptar ao aumento de desempenho e às grandes elevações de temperatura, para que o resultado das outras medidas de tuning não seja prejudicado. Quanto maior o intercooler, mais frio será o ar e maior a potência que você poderá extrair do seu carro. Para uso em pistas de corrida, é essencial ter componentes perfeitamente ajustados, disponíveis em nossa loja online.
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