Como Testar a Bobina de Ignição do seu Carro? Descubra Agora!

Se você é um entusiasta automotivo ou apenas alguém que valoriza o desempenho do veículo, entender como testar a bobina de ignição é extremamente importante. Por isso, exploraremos aqui a importância dessa peça, os benefícios de testes regulares e um passo a passo fácil para garantir que sua bobina esteja sempre em pleno funcionamento. Vamos lá?

 

A Importância Vital da Bobina de Ignição

No universo da alta performance, cada centelha importa. A bobina de ignição desempenha um papel fundamental, gerando a alta tensão necessária para criar a faísca nas velas do motor. Em um contexto de alta performance, uma bobina de ignição operando abaixo da capacidade pode resultar em problemas de partida, falhas ou perda de potência.

Saiba Mais: Bobina De Ignição: Para Que Serve?

 

Por Que Testar Regularmente?

Assim como um atleta precisa de check-ups regulares para garantir o bom desempenho, sua bobina de ignição também precisa de atenção. Testar regularmente a bobina não apenas previne possíveis problemas no futuro, mas também assegura que seu veículo esteja sempre operando no auge de sua capacidade.

 

Ferramentas Necessárias para o Teste

Antes de começar, certifique-se de ter as ferramentas certas:

  • - Multímetro Digital: Essencial para medir resistência elétrica, tensão e corrente no sistema de ignição.
  • - Cabos e Sondas Adequados: Garanta cabos compatíveis com o multímetro e sondas com pontas isoladas para conexões seguras.

 

Passo a Passo para Testar a Bobina de Ignição

 

1. Verificação Visual da Bobina:

  • - Inspecione cabos/chicotes e conectores para garantir que estejam firmes e sem danos.
  • - Observe a bobina em busca de rachaduras, corrosão ou sinais de derretimento.
  • - Verifique acumulações de sujeira ou óleo, pois podem afetar o desempenho.

 

2. Teste de Resistência:

  • - Com um multímetro configurado para medir resistência, conecte as pontas aos terminais primário e secundário da bobina.
  • - Anote os valores obtidos e compare com as especificações do fabricante. Valores dentro da faixa indicam um bom funcionamento.

 

3. Teste do Sinal Elétrico:

  • - Desconecte os cabos das velas e configure o multímetro no modo AC volts.
  • - Ao dar partida, verifique se há faíscas consistentes nas velas. Faíscas intermitentes podem indicar problemas.

 

4. Teste de Isolamento:

  • - Desconecte os cabos das velas novamente e ajuste o multímetro para a escala de ohms.
  • - Meça a resistência entre os terminais primário/secundário e a carcaça. Valores fora do esperado indicam problemas de isolamento.

 

5. Teste sem ferramenta:

Muitas vezes não temos ferramenta disponível, o que uma das formas de testar qual a bobina que temos a falhar, é irmos desligando uma de cada vez até termos alteração no funcionamento do motor em marcha lenta, o que saberemos que a bobina que originou mudança de comportamento estará boa, já as que desligamos e não fazem alteração de comportamento do motor teremos a certeza que não estão ok.

Poderemos estar perante uma falha de vela de ignição, mas pelo menos o cilindro está identificado. Nesta altura trocamos a bobina de cilindro e se a falha acompanhar o cilindro aí sabemos que o problema será efetivamente a bobina.

Não é de todo a forma ideal de diagnóstico mas por vezes nos apoia quando não temos toda a ferramenta necessária.

 

Testar a bobina de ignição é mais do que uma tarefa mecânica; é um ato de garantir que a paixão pela alta performance esteja sempre em chamas.

Gostou deste guia? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas automotivas e informações valiosas!

Deixe o seu comentário

Seu nome *

E-mail *

Mensagem

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados