Upgrades de Arrefecimento que seu motor VW / Audi 2.0 TSI EA888 200cv Precisa
Manter o seu veículo funcionando de forma perfeita é essencial termos um sistema de arrefecimento de alta eficiência, seja de arrefecimento e óleo de motor, óleo de cambio DSG, ou mesmo do liquido de arrefecimento do motor, não deixando de lado a sua segurança e vida útil do seu conjunto (motor e câmbio DSG).
A segurança é primordial para qualquer veículo, mas e se você poder adquirir desempenho seguro junto com um upgrade de motor? Parece bom não, é?
Confira esse artigo até o final para conhecer e desenvolver um sistema de arrefecimento com grande eficiência através de radiadores de alta performance.
Líquido de arrefecimento
O que é o radiador de líquido de arrefecimento do carro e como ele impacta o desempenho do seu motor?
De forma bem simples, o radiador é a parte do carro que fica responsável por realizar a troca de calor entre o ar e o líquido de arrefecimento, para que assim seja mantida a temperatura esperada.
Dentro do radiador podemos encontrar diversos tubos e canais para a devida passagem do líquido de arrefecimento. A função do radiador é bem simples. Ele possui o objetivo de evitar que o motor esquente fora de um padrão aceitável, o que pode influenciar negativamente no desempenho do motor.
O arrefecimento ou esfriamento do motor é realizado por um líquido que consiste de uma mistura de água com um aditivo especial. Esse líquido participa de um ciclo que garante o funcionamento ideal do motor.
O líquido de arrefecimento, como é chamada a mistura de água e aditivo, geralmente é composto por etilenoglicol ou propilenoglicol. Elementos pensados para aumentar a transferência de calor no motor, capacidade de lubrificação dos componentes do sistema de lubrificação, como a bomba de água, e reduzir o ponto de congelamento.
O fluido esquenta no radiador e precisa esfriar, para que depois absorva mais calor do motor e assim seja estabelecido um ciclo.
Como líquido de arrefecimento nos motores EA888 Gen 1 e 2 2.0 TSI, assim como para o EA 113 2.0 TFSI, o indicado é o G12 ou o mais desenvolvido G13. Ambos têm aplicação, mas se utilizamos G12 será para misturar apenas o G12 caso exista uma transição para G13 utilizar apenas G13. Na NPL Performance temos disponíveis ambos o que segue o link abaixo:
G12 (Genuíno embalagem de 5L) |
G12 (Genuíno embalagem de 1L) |
G13( Liqui Moly kit completo para 6L) |
G13( Liqui Moly embalagem de 1L) |
Para melhorarmos a capacidade de transferência de calor do sistema de arrefecimento poderemos ainda utilizar produtos como Mo Cool da marca Motul, que tem como função melhorar a capacidade de transferência de calor e assim apoiar na estabilidade de da temperatura do motor e recuperação da mesma com maior velocidade. Atenção que este produto não substitui o fluido de arrefecimento G12 ou G13.
Radiador água do motor
Para o motor EA888 gen 1 e 2 de 200cv que encontramos nos VW Jetta MK6 2.0 TSI, Fusca 2.0 TSI, Passat B6 e B7 2.0 TSI, AUDI A3 8P 2.0 TFSI, etc, encontramos na NPL Performance você encontra a solução ideal para radiador de água de alta performance, com maior volume de fluido de arrefecimento, dupla passagem para maior capacidade de arrefecimento, 100% em alumínio que aumenta a capacidade de transferência de calor.
Bomba de água
A Bomba de combustível do EA888 2.0 TSI e TFSI, tem histórico de falha com frequência, sendo uma das suas falhas por ser feita parcialmente de plástico, que quando exposta a constantes ciclos de temperatura a mesma acaba por ganhar vazamentos de líquido de arrefecimento e consequentemente afetar a capacidade de arrefecimento do motor.
Na NPL Performance temos a solução perfeita para a resolução desta falha, que é a substituição da bomba de água por uma bomba 100% em alumínio, que vem com todos os componentes necessários para a substituição da mesma.
A Bomba de água da Graf não contém peças remanufaturadas e é produzida usando uma carcaça 100% em alumínio.
Além da nova carcaça de alumínio, esta possui um projeto de rotor totalmente metálico otimizado para auxiliar no resfriamento sob altas RPM e demandas de performance.
O melhor para o seu motor é sem sombra de duvidas esta solução de bomba de água de alta performance.
Radiador de óleo de motor
O motor EA888 Gen 1 e Gen 2 tem como característica técnica funcionar com temperatura elevada de óleo, largamente superior a 100 ºC e quando colocado sobre alto stress, verificamos temperaturas largamente superiores. Sabemos que este motor tem dificuldades de temperatura de óleo mesmo não sendo remapeado, o que este kit é a solução para este problema.
Em uma preparação de stage 2 ou um stage 3, verificamos temperaturas de óleo facilmente acima de 120 ºC, e que dependendo da utilização não param de subir.
Para termos um controlo de temperatura, a NPL Performance construiu um kit de radiador de óleo do motor, que cumpre todos os requisitos de qualidade e estabilidade da temperatura de óleo do motor aumentando assim a fiabilidade do conjunto mecânico.
Este kit foi especificamente dimensionado para manter as temperatura de óleo em níveis seguros quando utilizados em altas rotações (RPM), alta velocidade e em track days, ou mesmo no dia a dia.
Este kit irá baixar a temperatura de óleo em 15 graus, comparando com a temperatura que teria antes de montar o radiador de óleo, podendo ter reduções de temperatura ainda maiores dependendo das condições de temperatura ambiente e condições de utilização.
Radiador de óleo do câmbio DSG
Não é apenas o óleo do motor que você precisa proteger. Sua caixa de câmbio DSG é muito suscetível ao superaquecimento, levando ao modo de proteção que reduz a potência do motor e, eventualmente, impede a seleção de marchas.
E para aumentos de potência e torque, é essencial protegê-lo com o Kit Radiador de Óleo Para Câmbio DSG DQ250 da NPL Performance.
Devido a torques altos, a carga nas engrenagens e nas embraiagens aumenta, originando que a temperatura do óleo do conjunto aumenta exponencialmente ficando fora do nível de segurança devido ao permutador de calor não conseguir fazer frente ao controlo de temperatura do câmbio.
Só é possível continuar dirigindo após o resfriamento ou tremos de aumentar a eficiência do sistema de arrefecimento do cambio, sendo tal possível através da aplicação do nosso kit radiador de óleo de cambio, que na NPL Performance temos 2 níveis, Full Race e Street & Race.
Este kit de radiador de óleo de cambio, substitui o trocador de calor original, que funciona da forma que o liquido de arrefecimento do motor arrefece o óleo do câmbio, passando a termos um sistema de arrefecimento ar/óleo que é substancialmente mais eficiente que o original e permitirá termos também termos .
Quer aumentar fortemente a eficiência do seu sistema de arrefecimento, assim como a fiabilidade do seu conjunto mecânico, na NPL Performace Parts possuímos as melhores soluções para aumento de performance, fiabilidade, e segurança.
Deixe o seu comentário
Your email address will not be published.