Radiador de Óleo: Como funciona e Porque devo fazer este upgrade?

Qual é função do radiador de óleo? 

O radiador ajuda a manter a temperatura do motor dentro do intervalo ideal de funcionamento.  Quando o óleo de motor fica muito quente ocorre uma "quebra de filme de óleo", ou seja, o óleo perde a sua capacidade de lubrificação o que pode originar danos nas peças do motor que funcionam banhadas a óleo, como o bronzinamento, os pistões, o turbos entre outras. 

Existe dois tipos de radiadores: 

1. Radiador a óleo-água, em que a água do motor passa no radiador e arrefece o óleo.

2. Radiador  óleo-ar, sendo o ar que com a deslocação do carro que arrefece o óleo do motor.

O mais comum de se encontrar nos carros do grupo VAG é o radiador de óleo do tipo óleo água, já por exemplo nos BMW é muito comum encontrarmos radiadores de óleo que funcionam óleo ar.

Quando devo então montar um radiador de óleo de meu motor? Este é indicado somente para quem tem o carro preparado ou para quem anda em pista? 

Se você gosta de fazer track days, tem o carro com upgrades e remap, certamente que você já notou que com a preparação o seu óleo de motor pode ficar tão quente que não consegue fazer o seu trabalho, principalmente quando utiliza o seu carro ao máximo durante maiores períodos de tempo. 

Isso porque o sistema de arrefecimento original do carro não consegue acompanhar toda a potência que foi acrescentada ao motor. Neste caso o ideal é aplicar um radiador de óleo de motor, nos motores que normalmente funcionam com o radiador óleo-água, ou aplicar uma radiador maior no caso dos motores que já vem com radiador óleo-ar. Assim você irá aumentar a capacidade de refrigeração do conjunto, melhorando a eficiência do óleo de motor e consequentemente a fiabilidade do motor. 

Mas é preciso ter muita atenção ao dimensionamento do radiador que você irá instalar. Pois não queremos um radiador que seja demasiado pequeno que não impeça que o óleo sobreaqueça quando você estiver a fazer um track day em dia de calor, por exemplo, como também não podemos ter um radiador tão grande que temos perdas de pressão de óleo de serviço, ou que ao andar em marcha lenta faça com a temperatura do óleo baixe demasiado o que também não é bom para o correto funcionamento do motor.

Queremos um radiador que mantenha o óleo de motor a funcionar sempre dentro dos intervalos de segurança. Em grande parte dos lubrificantes de alta performance o intervalo de temperatura ideal é entre 100 ºC e no máximo 130-140ºC, mas estes valores dependem das especificação do lubrificante.  

A montagem de radiador de óleo de motor não é apenas para carros com remap ou de pista. Deveremos montar um radiador de óleo sempre que temos uma utilização intensa do nosso carro e queremos melhorar a fiabilidade do conjunto. 

Certamente que para quem tem o carro preparado este upgrade é essencial, não porque irá aumentar a potência do carro. Pois o radiador de óleo não dá potência. Mas este evita a perda potência devido a temperaturas elevadas do motor que leva consequentemente a eletrônica a retirar avanço de ignição ou mesmo o motor a entrar em emergência e a eletrônica cortar potência. 

Mas se você tem um carro original, vivem em uma cidade fria e não gosta muito de andar com o seu carro em alta velocidade, então não será preciso fazer este upgrade.  

Onde então encontro o radiador de óleo para o meu carro? 

Nós, na NPL Performance , temos vindo a desenvolver propostas plug and play que irá auxiliá-lo, de forma fácil e prática, a resolver o seu problema de sobreaquecimento. 

Apresentamos o nosso primeiro lançamento: o Kit de radiador de óleo para o motor da VW EA888 200cv, que tem aplicação direta no Volkswagen Jetta MK6 2.0T 200cv, Fusca 2.0T 200cv, Passat B6 / B7 2.0T e Audi A3 8P 2.0T!

O nosso Kit de radiador de óleo funciona óleo-ar, ou seja, o ar frio derivado do deslocação do carro arrefece o óleo do motor. Um dos motivos pelo qual este deverá ser instalado na grade inferior do seu carro. 

Ao contrario de outros kit's o nosso mantem o radiador de óleo original do motor com o objetivo de maximizarmos a eficiência do conjunto, pois motor EA888 200cv sofre imenso de temperaturas elevadas de óleo de motor, mesmo estando original 

 Nosso kit foi testado durante 1 ano no nosso próprio Project Car, onde testamos em  diferentes condições de funcionamento tanto na estrada como na pista, por forma a garantimos o correto dimensionamento e fiabilidade de todos os seus componente. 

 

KIT RADIADOR DE ÓLEO NPL PERFORMANCE PARA MOTOR 2.0 TSI EA888 200 CV 

O nosso Kit é constituído por:

  • - Um radiador de 19 linhas, para conseguirmos manter as temperaturas dentro dos intervalos de segurança. Evitando que o óleo fique muito quente quando estamos com o pedal do acelerador no fundo e em altas RPM, assim como para quando andamos em baixas velocidades o óleo não ficar demasiado frio. 
  • - Uma flage adaptadora para o filtro de óleo original, em alumínio anodisado com elevada qualidade de acabamento, e esta tem duas portas de acesso caso o cliente queira aplicar sensor de pressão de óleo, ou mesmo sensor de temperatura de óleo caso o seu carro não tenha essa informação no painel de instrumento. 
  • - Mangueiras em malha de aço para termos o máximo de segurança contra possíveis roturas da mangueira, que podem originar avarias mecânica graves por perda do óleo de motor, assim como termos maior resistência as altas temperaturas. 
  • - Usamos apenas conexões Metal Horse da linha premium da marca, por forma a garantirmos a melhor vedação do sistema, assim como fiabilidade. 
  • - Separado de mangueiras em alumínio anodizado  
  • - Suportes para o radiador de óleo 100% em alumínio 
  • - E parafusos em inox para evitarmos oxidação nas diferentes condições atmosférica 

 

Após a instalação do nosso kit irá ouvir, em marcha lenta, um pequeno zumbido que para os cliente mais atentos se podem aperceber, mas é totalmente normal. Este ruído é a deslocação do óleo nas mangueiras. 

A aplicação do nosso kit não afeta em nada a pressão de óleo original do motor EA888 200cv, em que esta se mantem igual aos valores original não tendo perda de carga, e não origina qualquer luz de avaria no motor. 

Não aconselhamos a compra de kit de radiador de óleo usado, pois basta o óleo do motor anterior estar contaminado com limalha, ou algo parecido, que irá contaminar o seu motor e pode originar avarias graves. Mesmo lavando o radiador de óleo devido à suas características físicas este ficará sempre contaminado. 

4 comentários

    Olá Niuton,
    O nosso kit de radiador de óleo é desenhado para os motores VW / Audi EA888 Gen1 e Gen3 , para motores Chevrolet nós não iremos ter solução pois trabalhamos somente com peças paras as marca VW, Audi, BMW e Mini. Lamento mas vamos ficar a dever-lhe.

    Boa noite, tenho uma S10 96 cabine simples a gasolina, e meu motor aquece muito em percursos longos, o radiador a óleo de vcs é indicado para meu veículo.

    Olá Paulo,

    O nosso kit de radiador de óleo é desenhado para os motores EA888 Gen1 Gen3 , para motores AP nós não temos solução plug and play atualmente. Lamento mas vamos ficar a dever-lhe.

    Cumprimentos, NPL Performance

    Estou com um motor AP 1.8 em um triciclo que a temperatura se eleva quando em alta velocidade, mas na cidade fica dentro da normalidade. Pensei em colocar um sistema de refrigeração a ar do óleo. Qual o valor do sistema q vocês desenvolveram?

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