O radiador ajuda a manter a temperatura do motor dentro do intervalo ideal de funcionamento. Quando o óleo de motor fica muito quente ocorre uma "quebra de filme de óleo", ou seja, o óleo perde a sua capacidade de lubrificação o que pode originar danos nas peças do motor que funcionam banhadas a óleo, como o bronzinamento, os pistões, o turbos entre outras.
Existe dois tipos de radiadores:
1. Radiador a óleo-água, em que a água do motor passa no radiador e arrefece o óleo.
2. Radiador óleo-ar, sendo o ar que com a deslocação do carro que arrefece o óleo do motor.
O mais comum de se encontrar nos carros do grupo VAG é o radiador de óleo do tipo óleo água, já por exemplo nos BMW é muito comum encontrarmos radiadores de óleo que funcionam óleo ar.
Se você gosta de fazer track days, tem o carro com upgrades e remap, certamente que você já notou que com a preparação o seu óleo de motor pode ficar tão quente que não consegue fazer o seu trabalho, principalmente quando utiliza o seu carro ao máximo durante maiores períodos de tempo.
Isso porque o sistema de arrefecimento original do carro não consegue acompanhar toda a potência que foi acrescentada ao motor. Neste caso o ideal é aplicar um radiador de óleo de motor, nos motores que normalmente funcionam com o radiador óleo-água, ou aplicar uma radiador maior no caso dos motores que já vem com radiador óleo-ar. Assim você irá aumentar a capacidade de refrigeração do conjunto, melhorando a eficiência do óleo de motor e consequentemente a fiabilidade do motor.
Queremos um radiador que mantenha o óleo de motor a funcionar sempre dentro dos intervalos de segurança. Em grande parte dos lubrificantes de alta performance o intervalo de temperatura ideal é entre 100 ºC e no máximo 130-140ºC, mas estes valores dependem das especificação do lubrificante.
A montagem de radiador de óleo de motor não é apenas para carros com remap ou de pista. Deveremos montar um radiador de óleo sempre que temos uma utilização intensa do nosso carro e queremos melhorar a fiabilidade do conjunto.
Certamente que para quem tem o carro preparado este upgrade é essencial, não porque irá aumentar a potência do carro. Pois o radiador de óleo não dá potência. Mas este evita a perda potência devido a temperaturas elevadas do motor que leva consequentemente a eletrônica a retirar avanço de ignição ou mesmo o motor a entrar em emergência e a eletrônica cortar potência.
Mas se você tem um carro original, vivem em uma cidade fria e não gosta muito de andar com o seu carro em alta velocidade, então não será preciso fazer este upgrade.
Nós, na NPL Performance , temos vindo a desenvolver propostas plug and play que irá auxiliá-lo, de forma fácil e prática, a resolver o seu problema de sobreaquecimento.
Apresentamos o nosso primeiro lançamento: o Kit de radiador de óleo para o motor da VW EA888 200cv, que tem aplicação direta no Volkswagen Jetta MK6 2.0T 200cv, Fusca 2.0T 200cv, Passat B6 / B7 2.0T e Audi A3 8P 2.0T!
O nosso Kit de radiador de óleo funciona óleo-ar, ou seja, o ar frio derivado do deslocação do carro arrefece o óleo do motor. Um dos motivos pelo qual este deverá ser instalado na grade inferior do seu carro.
Ao contrario de outros kit's o nosso mantem o radiador de óleo original do motor com o objetivo de maximizarmos a eficiência do conjunto, pois motor EA888 200cv sofre imenso de temperaturas elevadas de óleo de motor, mesmo estando original
Nosso kit foi testado durante 1 ano no nosso próprio Project Car, onde testamos em diferentes condições de funcionamento tanto na estrada como na pista, por forma a garantimos o correto dimensionamento e fiabilidade de todos os seus componente.
O nosso Kit é constituído por:
Após a instalação do nosso kit irá ouvir, em marcha lenta, um pequeno zumbido que para os cliente mais atentos se podem aperceber, mas é totalmente normal. Este ruído é a deslocação do óleo nas mangueiras.
A aplicação do nosso kit não afeta em nada a pressão de óleo original do motor EA888 200cv, em que esta se mantem igual aos valores original não tendo perda de carga, e não origina qualquer luz de avaria no motor.
Não aconselhamos a compra de kit de radiador de óleo usado, pois basta o óleo do motor anterior estar contaminado com limalha, ou algo parecido, que irá contaminar o seu motor e pode originar avarias graves. Mesmo lavando o radiador de óleo devido à suas características físicas este ficará sempre contaminado.
Deixe o seu comentário
Your email address will not be published.