Líquido de arrefecimento Grupo VAG, você sabe qual é a diferença entre G12 e G13?

Os líquidos de arrefecimento G11, G12, G12 + e G12 ++ foram substituídos por uma versão aprimorada, com o nome G13.

Ao longo dos anos, a especificação anticongelante evoluiu, com a mais recente (G13). Vejamos rapidamente as diferentes especificações da VW.

A especificação G13 tem uma cor roxa/violeta e apresenta o mesmo desempenho excecional de anticongelante do que a especificação G12 + +.

A principal diferença é ser fabricada utilizando glicerina em vez de glicol. A glicerina é muito menos nociva para o ambiente do que o glicol. Um destes componentes é um derivado da produção de biodiesel e o outro é produzido a partir de óleo mineral.

Calcula-se que a fabricação de G13 produza menos 11% de emissões de CO2 do que o líquido de arrefecimento com glicol.

O G13 tem melhor resultado para utilização em radiadores com alumínio.
A especificação G13 contém alguns aditivos de silicatos para uma proteção adicional de regeneração do alumínio. Isso surge por oposição a algumas especificações anteriores que utilizam tecnologia de ácidos orgânicos (OAT). Os aditivos de silicatos fazem com que a especificação G13 seja ideal para utilização a longo prazo em todos os radiadores modernos, especialmente aqueles fabricados em ligas de alumínio, ferro fundido e magnésio.

Por outro lado, a especificação G13 não representa a melhor escolha para sistemas de arrefecimento mais antigos com núcleos do aquecedor e radiadores de cobre/latão.

Não funciona bem com soldas de chumbo. Ao invés, utilize anticongelante com a especificação G11 e G12.

Como fazer a atualização para G13 quando usa um tipo mais antigo de anticongelante.

Para os tipos de radiadores modernos, o anticongelante G13 é compatível com especificações anteriores.

Contudo, recomendamos, até como boa prática, a lavagem rigorosa do seu sistema de arrefecimento quando fizer a atualização a partir de um tipo diferente de líquido de arrefecimento. Isto mantém a pureza do sistema de arrefecimento.

Não consegue lavar o sistema de arrefecimento? Consulte esta tabela para ver quais os tipos que podem misturar em segurança.


Y- pode misturar N- não pode misturar

IMPORTANTE: Dilua o líquido de arrefecimento com água destilada ou deionizada até uma concentração de 50/50, de forma a atingir uma temperatura de proteção de - 36 °C. A água normal da torneira varia em termos de teor de pH, mineral e químico, e pode danificar o seu novo sistema de arrefecimento e anticongelante.

Quer fazer a troca do seu líquido de arrefecimento? Clique aqui e compre agora o seu! 

Gostou do conteúdo? Acompanhe o nosso blog para estar por dentro de mais conteúdo!

Deixe o seu comentário

Seu nome *

E-mail *

Mensagem

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados