Linhas de freio ECS Exact-Fit

As mangueiras de fluido de freio automotivo são frequentemente ignoradas durante um serviço de freio do veículo.

Pastilhas de freio e rotores são itens de substituição frequentes, mas muitos motoristas assumem erroneamente que suas mangueiras de freio devem durar a vida útil do veículo.

Essa suposição é incorreta e perigosa, e amplamente amplificada quando a probabilidade de falha quando estamos a falar de veículos expostos a esforços e níveis de temperatura elevados, como por exemplo track day.

As mangueiras de freio originais são feitas de um núcleo interno de borracha sintética, cercado por uma ou mais camadas de reforço de malha de tecido, que é então envolto em outra camada de borracha.

As mangueiras de freio conectam as linhas de freio de aço rígidas montadas no chassi a pinças e cilindros de roda montados em componentes móveis da suspensão.

O curso da suspensão os enrola e torce continuamente à medida que o veículo é conduzido, enfraquecendo as mangueiras ao longo do tempo.

As mangueiras de freio também são submetidas a ciclos térmicos, salpicadas com sal de estrada e abrasivos e degradadas por ozônio, contaminação do ar e raios UV.

A exposição a produtos químicos, especialmente fluidos à base de petróleo, também pode degradar a borracha da mangueira. A combinação de estresse físico e ataque químico eventualmente leva à falha da mangueira.

A falha geralmente se apresenta como vazamentos causados ​​por rachaduras e fissuras na mangueira, ou separação mecânica da mangueira de seus encaixes.

Como as pressões de operação do sistema de freio são muito altas, pequenos vazamentos crescem rapidamente e as mangueiras podem se abrir sem aviso prévio, causando uma perda imediata e altamente perigosa de pressão hidráulica.

Explicaremos aqui como as mangueiras de freio são feitas e mostraremos como inspecionar as mangueiras antigas.

Também explicaremos por que as linhas de aeroquip da ECS Tuning devem ser incluídas em um serviço de sistema de freio de nível profissional.

Construção da Mangueira de Freio - Mangueiras Originais:

  • O núcleo interno de uma mangueira de freio é geralmente feito de um composto de borracha sintética. EPDM (monômero de etileno propileno dieno) e CR (borracha de cloropreno, também chamado de neopreno) são frequentemente usados, pois são econômicos e bastante fortes. Ambos são flexíveis e se expandem ligeiramente quando expostos às pressões da linha de fluido de freio, uma característica que pode dar uma sensação levemente macia ao pedal do freio quando ele é pressionado inicialmente.
  • A mangueira é envolta em uma malha de fibra que reforça o núcleo e limita a expansão sob pressão. Múltiplas camadas de malha podem ser usadas.
  • A mangueira em camadas é envolta em um revestimento de borracha sem costura para proteção. O EPDM é um material comum para o revestimento externo, embora seja menos resistente a óleos, graxas e gasolina do que ao ozônio e aos raios UV.
  • As conexões de metal são inseridas na mangueira e podem ter bicos farpados para prender melhor o diâmetro interno da mangueira. As conexões podem ter roscas macho ou fêmea ou extremidades banjo presas por um parafuso oco e arruelas ao atuador do freio. A conexão é então cravada ao redor da mangueira com grande força. A matriz de crimpagem comprime e deforma o colar para criar uma forte ligação física que veda a mangueira e a conexão para evitar a perda de fluido sob pressões que podem exceder 2000 psi.

Construção de Mangueira aeroquip da ECS Tuning:

As linhas Premium Exact-Fit da ECS Tuning são feitas de materiais especiais.

O núcleo de uma linha ECS Tuning Exact-Fit é feito de PTFE extrudado. Mais forte que a borracha, o PTFE incha menos sob pressão, é flexível e durável e não é afetado por produtos químicos que podem danificar o EPDM, incluindo fluidos à base de petróleo.

O núcleo interno de uma linha Exact-Fit é cercado por uma malha de aço inoxidável que é mais forte do que o reforço de malha de tecido usado em mangueiras OEM.

Como resultado, a malha de aço inoxidável resiste à expansão do núcleo sob pressão melhor do que a malha de tecido e fornece proteção adicional para proteger o núcleo contra a abrasão e danos por impacto.

Menos expansão do núcleo dá uma sensação de pedal inicial mais difícil quando os freios são aplicados.

A camada externa da mangueira Exact-Fit é feita de um polímero vermelho brilhante sem costuras.

Atraente e mais resistente ao impacto do que a borracha sintética, a camada externa Exact-Fit também oferece proteção adicional contra ataques químicos e UV.

 

Sensação do pedal:

A sensação do pedal do freio é afetada por vários fatores, incluindo, mas não limitado a, as características físicas do hardware do freio, rolamentos das rodas, coeficiente de atrito e condição do material de atrito e expansão da mangueira do freio.

Na maioria dos casos, a adição de linhas reforçadas de aço inoxidável pode fazer uma melhoria notável na firmeza do pedal, apesar de outros fatores.

O pedal do freio tem uma sensação mais suave com mangueiras de estoque, pois elas incham mais inicialmente sob pressão.

Como as mangueiras da ECS Tuning incham menos, elas precisam de menos volume de fluido para exercer a mesma pressão, tornando o pedal mais firme.

Testes de longo prazo por fabricantes de veículos de equipamento original e fornecedores de freios respeitáveis ​​​​indicam que a redução da relação pressão-volume associada às linhas de aço inoxidável não afeta significativamente a operação dos sistemas de freio controlados por computador usados ​​em sistemas de controle de tração e ABS.

Esta é uma preocupação importante, uma vez que muitos controles de estabilidade, tração e frenagem antitravamento do veículo agora são instalados como equipamento padrão.

As linhas de freio da ECS Tuning não afetam a relação de torque de pressão do sistema de frenagem, uma vez que este fator é determinado pelas características físicas dos componentes do sistema de freio, incluindo calibre e tamanho e condição do rotor, e condição do material de atrito do freio e coeficiente de atrito.

Testado para sua segurança:

As linhas de freio ECS Tuning Exact-Fit são uma atualização de qualidade das mangueiras de freio de estoque.

Feitos de materiais premium para padrões exigentes, eles podem oferecer um serviço longo e sem problemas, sejam instalados por sua aparência ou como uma atualização de serviço para mangueiras de estoque.

Os aeroquip de freio são projetados pela ECS Tuning para atender aos padrões FMVSS 106 do DOT (Departamento de Transportes dos EUA).

Todas as linhas são feitas em equipamentos de freio dedicados e compatíveis com o DOT e cada um é testado para 3.000 psi antes de ser enviado.

 

No kit é fornecido um conjunto de linhas de freio ECS Exact-Fit específicas para a dianteira ou traseira de seu veículo, não se tratando de um kit universal.

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