Como melhorar a performance do motor de um carro? Níveis de preparação e soluções

Um dos motores referência no mundo da preparação é o motor do grupo VW/AUDI de injeção direta EA888 geração 3, que encontramos nos Golf MK7/7.5 GTI, Jetta MK7 GLI, AUDI A3 8V 2.0 TSI, AUDI S3 8V, Tiguan R 2.0 TSI, Passat B8 2.0 TSI, etc.

Saber como melhorar a performance do motor do seu carro é uma boa forma de garantir que ele tenha uma alta longevidade e desempenho diferenciado.

Todos nós, amantes de carros, desejamos o maior e melhor desenho das nossas máquinas, mas, às vezes, não sabemos o que fazer, ou por onde começar.

Se você possui um VW/AUDI com motor EA 888 Geração 3 e precisa de orientações sobre o motor e a performance da sua máquina, fique até o final e acompanhe nosso guia de dicas sobre quais peças acrescentar em cada stage de performance, de acordo com o motor. Boa leitura!

Iniciamos por referir que o mercado adotou uma forma de diferenciar níveis de preparação como Stage 1, 2, 3 ou mesmo Stage 4, o que iremos utilizar aqui também estas nomenclaturas, mas é importante referir que os níveis de preparação variam mesmo dentro das nomenclaturas Stage, ou seja, não é sempre igual 😄

Assim vamos abordar de uma forma que a NPL Performance propõe aos seus clientes em função da experiência que temos ou do que o cliente procura.

Stage 1

Para exemplificar de forma mais assertiva, usaremos o motor EA888 geração 3 para mostrar quais peças podem ajudar o seu desempenho em diferentes estágios.

No primeiro estágio de desempenho é possível adicionar pelo menos* 80 WHP e 100 Nm ao seu motor apenas com o Remap de motor, que temos diversas empresas com grande qualidade no Brasil ou mesmo gringas caso assim o preferir. Entre as que conhecemos no mercado brasileiro estão a AVGD, ACF, Made For Street, Armada, REIKO, estas são empresas que conhecemos a sua história, assim como as pessoas que as lideram o que nos permite falar com conhecimento de causa que sabem o que fazem, mas naturalmente que existem também muitas outras empresas reconhecidas no nosso mercado.

Neste stage 1 nenhum componente adicional é necessário para o seu motor. Porém, recomendamos reabastecer com combustível podium ou octapro para uma melhor qualidade e maior octanagem por forma a evitarmos auto detonação, isso dará ao seu motor mais potência, assim como aconselhamos a utilização de um filtro inbox da K&N, que permitirá um melhor respirar do motor permitindo uma melhor resposta de disponibilidade da potência e torque, filtro este que pode encontrar na nossa loja, assim como damos uma dica de aplicar uma válvula DV+ da GFB, que permite uma melhor estabilidade de pressão de turbo assim como sustentação da pressão em altas RPM, pois, devido ao aumento de pressão de turbo e temperatura verificamos com frequência perdas de pressão e instabilidade da pressão de turbo, este produto também poderá encontrar na NPL Performance.

* Referimos “pelo menos” exatamente porque os stages não são todos iguais

Stage 2 (X tudo na gasolina)

No segundo estágio de desempenho é possível adicionar pelo menos 100 WHP e 130 Nm ao desempenho final do nosso exemplo.

Para além do Remap de motor, aconselhamos a aplicação de remap do DSG, que irá permitir maior fiabilidade das embraiagem frente ao aumento de torque do motor, assim como maior velocidade de troca de mudanças, maior giro de motor, entre outras funções que temos no DSG.

Quando puxamos mais pelo potencial do nosso motor, uma das consequências é aumento de temperatura, principalmente dentro do cilindro. Temos de ter sempre presente que a vela original não permite trabalhar com temperaturas de ignição que o stage 2 alcança, em algumas condições de uso, originando falhas de ignição no motor, mais conhecido por cabeçadas no motor, que com combustível de origem duvidosa será amplificado o problema. Assim temos a necessidade de aplicar velas de ignição mais frias, que no stage 2 aconselhamos 1 grau mais frias, com a regulagem da folga de vela de 0,6 mm, este produto este que pode encontrar na NPL Performance, desde velas da AUDI RS7, NGK Racing e Brisk, velas estas que em conjunto com bobinas de alta performance, que não só aguentam mais temperatura como têm maior capacidade de ignição, que na na NPL Performance temos diversas soluções desde ECS TUNING a APR.

Com este conjunto de ignição iremos ter o melhor resultado de ignição da mistura de combustível, logo mais potência e torque, assim como maior resistência à temperatura dentro do cilindro e fiabilidade do conjunto.

Um dos “gargalos” que o motor EA888 geração 3 é a entrada o turbo, inlet, e a saída do turbo, muffler delete, a troca destas duas peças permite libertar a respiração da turbina permitindo a potencia do motor vir mais cedo, assim como maior pressão de turbo, o que vemos em muitas preparações aumentos de 10 WHP na alta RPM, assim como um encher da turbina mais cedo no RPM. Na NPL Performance temos soluções de elevadíssima qualidade.

Aplicar uma valvula DV+ da GFB, que permite uma melhor estabilidade de pressão de turbo assim como sustentação da pressão em altas RPM, pois, devido ao aumento de pressão de turbo e temperatura verificamos com frequência perdas de pressão e instabilidade da pressão de turbo, este produto também poderá encontrar na NPL Performance.

Para termos uma preparação fiável sempre recomendamos a aplicação de um intercooler de maiores dimensões. Este permitirá um controlo/baixar da temperatura de admissão do motor, porque com o aumento de pressão de turbo verificamos temperaturas elevadas na admissão, logo perda de potência, perda de fiabilidade, por exemplo, auto detonação do combustível o que potencializa danos mecânicos de grandes dimensões. A NPL Performance tem propostas de intercooler para o EA888 Geração 3 que são referência no mercado nacional e internacional.

Continuando no âmbito da respiração do motor e estrangulamentos que temos que originam perda de potência e torque, assim falamos agora do charge pipe e boost pipe. No EA888 geração 3 a pressurização do intercooler (charge pipe e boost pipe) é extremamente estrangulada originando perda de carga e consequentemente potência e torque, assim na NPL Performance apresentamos uma proposta de pressurização do intercooler de 2,5’’, que vem completa com todos os mangotes e peças necessárias à instalação, em que a aplicação desta irá libertar mais de 15 whp em altas RPM. Não é um item obrigatório para um stage 2, mas tem resultados muito bons, já em um stage 3 ou 4 consideramos fundamental para o conjunto.

Uma das bases de qualquer preparação é colocarmos o motor a respirar melhor, como falamos anteriormente o inlet e mufler delete do turbo é obrigatoria, e agora falamos do intake do seu motor.

No mercado existem, imensas soluções, de intakes para este motor, mas sempre chamamos a atenção aos nossos clientes que devemos optar por soluções que:

  • - Protejam a admissão do ar da temperatura do cofre do motor, permitindo menores temperaturas de ar de admissão;
  • - Que permita maior volume de ar de admissão;
  • - Que permite maior velocidade de ar para admissão do motor/turbina;
  • - Quer permita admissão de ar forçado, ou seja, direcionado diretamente para o filtro.

Um bom intake para o EA888 geração 3 com as características referidas por nós permitirá o aumentar a potência em até 15 whp em altas RPM só com a sua aplicação, mas com a preparação certa permitirá outros níveis de alcance de potência/torque.

A NPL Performance apresenta propostas de intakes completos que cumprem todos os pontos referidos anteriormente por nós.

A caixa do filtro original permite ser utilizada no stage 2 mas precisa de algumas alterações, como a retirada dossel interior da grade defletora para gelo e chuva que uma grande interferência no esforço que a turbina faz para puxar mais ar, e precisamos de aplicação de peças que aumentará fortemente a eficiência da caixa do filtro de ar original. Esta solução aplicada com o nosso inlet do intake exponencia a admissão de ar frio para o motor.

A caixa do filtro original com esta nossa proposta permite alimentar bem o turbo original ou mesmo uma IS 38 aplicada em um stage 3.

Para quem gosta de ouvir a admissão de ar do motor, descarga da turbina, assim como ter maior velocidade da turbina encher temos na NPL Performance um intake de alta performance que permite alimentar turbinas maiores para potências superiores a 400 whp, e para clientes que sempre querem evoluir o seu projeto propomos es intake que permitem fornecer ar para turbos grandes para mais de 400whp como por exemplo a CTS Turbo BB550, Garrett GT2260S ou mesmo Garrett GT25-660, sempre mantendo filtragem adequada do ar e evitando entrar terra e resíduos do ar para dentro do motor originando danos mecânicos e pouca longevidade do motor e turbina.

Para respiração do motor teremos ainda de libertar o fluxo do escapamento com a aplicação de um downpipe de 3”, que permitirá aumentar a velocidade de escoamento dos gases de escape logo mais velocidade no aumento de RPM, maior potência do motor em alta RPM, e antecipação do torque máximo. O ideal será um escapamento completo de 3” que permitirá tirar o máximo de potencial da preparação stage 2, assim como o funcionamento com Stage 3 ou 4.

No mercado verificamos cada vez mais a aplicação de downpipes de 3,5’’ mas para turbina original IS20 ou mesmo para a IS38 aplicada em um stage 3 não aconselhamos esta dimensão existindo perda de contra pressão no escapamento originando perda de potência/torque em baixo RPM logo carro mais lento em baixas e médias RPM.

Para uma melhor gestão de temperatura dentro do cofre do motor a nossa solução de proteção térmica do turbo e manta para o escapamento é uma excelente opção, aumentando a fiabilidade do conjunto.

Stage 3 e 4 (na gasolina ou etanol)

Nestes stages existe um mare soluções no mercado, e na NPL Performance sempre apresentamos aos nossos clientes propostas de alta fiabilidade que permitam uma utilização intensa na estrada ou track days, mas com um conceito OEM+ no que se refere a fiabilidade e potência/torque.

O material para o stage 2 na sua grande maioria é possível de se manter para um stage 3 forte, caso façamos um stage 2 mais simples existe a necessidade de aplicação das peças que apresentamos anteriormente no stage 2.

Vemos facilmente no stage 3 potências de mais de 400whp e 550 N.m, possível de alcançar com uma turbina IS38 400whp fiáveis ou até mais, turbina esta que originalmente aplicada no AUDI S3 8V e Golf MK7 R, ou com a aplicação, por exemplo, de uma turbina Garrett GT2260S teremos facilmente mais de 400whp, tanto na gasolina como no etanol, existindo também soluções no mercado de turbinas híbridas.

Para um stage 4, fiável, sempre aconselhamos aos nossos clientes forjar o motor com a aplicação de bielas, pistões forjadas, capas de bielas de alta performance, por exemplo da Integrated Engineering para aguentarem o elevado torque do stage 4 onde estaremos a falar de mais de 450 whp e 600 N.m. Como já referimos algumas vezes, a fiabilidade do conjunto é importante.

Para o stage 3 (por exemplo turbina IS 38 que permite 400whp, Garrett GT2260S que permite mais de 400whp) como Stage 4 (por exemplo turbina CTS turbo BB550 que permite mais de 500whp, Garrett GT25-660 que permite mais de 600whp), iremos necessitar de focar na alimentação de combustível seja em preparações a gasolina ou etanol.

  • - Stage 3 e 4: Atualização da bomba de alta pressão para maior capacidade de alimentação, mais de 35% de volume de combustível, e sustentação de pressão em alto RPM.
  • - Stage 3 e 4: Aplicação de bomba de combustível de baixa pressão que o seu volume de litros/hora tem de ser dimensionado para a potência pretendida. Na NPL performance apresentamos uma bomba de combustível que tem volume de 305l/h que permite alimentar mais de 500whp no etanol. Porque propomos esta bomba e não outras que existem no mercado, é porque esta funciona 100% com a controladora da bomba original não sofre aquecimento  queimando a mesma. Para potências superiores a 500whp teremos outras soluções no mercado mas não sempre de aplicação direta como esta.
  • - Stage 3 e 4: Aplicação de injetores da injeção indireta 980cc, necessários para aplicações de etanol ou gasolina, lembrando que é importante termos folga no sistema de combustível evitando assim possíveis falhas de alimentação em situações específicas de utilização.
  • - Stage 4: Injetores de injeção direta de maior fluxo, mais 15% que os originais, fortemente aconselhada para aplicações de etanol ou stage 4.
  • Radiador de óleo do cambio DSG, para maior fiabilidade do conjunto.
  • Radiador de óleo do motor para maior fiabilidade do conjunto.
  • - Stage 3 e 4: Embraiagens reforçadas do DSG podem vir a ser necessárias em função do nível de torque o que aconselhamos para nível de stage 4 para fiabilidade do conjunto;
  • - Stage 3 e 4: Para sistema de injeção água metanol, permitindo arrefecimento da temperatura do ar admitida pelo motor exponenciando a eficiência do intercooler, assim como aumenta a octanagem principalmente em aplicações de gasolina, o que teremos aumento de potência, torque e fiabilidade.

    Conforme falamos anteriormente a preparação não é sempre igual, e depende muito dos objetivos do cliente, mas NPL Performance vai poder encontrar soluções de elevada qualidade e de aplicação direta no seu motor sem adaptações, porque nós acreditamos em termos o melhor produto com um estilo OEM+, com foco em potência e fiabilidade do conjunto para que os nossos clientes possam sempre ter o sorriso com o seu projeto e se divertirem. Se você quer contar com peças de alta qualidade para um upgrade do motor do seu EA888 geração 3 conheça a NPL Performance Parts

    Nós possuímos as melhores peças para o desempenho e segurança do seu veículo. Obrigado pela leitura!

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